SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Psychology: between Practice and Training for the Unified Health SystemMunicipal Councils of the Elderly and Social Representations of their Counselors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893On-line version ISSN 1982-3703

Abstract

MARIN, Angela Helena et al. Evasão em Intervenções Psicológicas com Pais de Crianças e Adolescentes: Relato de Experiência. Psicol. cienc. prof. [online]. 2019, vol.39, e187233.  Epub Nov 28, 2019. ISSN 1414-9893.  https://doi.org/10.1590/1982-3703003187233.

A evasão de participantes em pesquisas que avaliam efeitos de intervenções com pais de crianças e adolescentes tem sido pouco investigada pelos pesquisadores brasileiros, que enfrentam dificuldades para concluir estudos-piloto, frequentemente realizados com recursos escassos e amostras pequenas. Este estudo propõe uma análise crítica sobre experiências com a evasão de participantes em quatro pesquisas que avaliaram programas de intervenção, conduzidas pelos autores do presente artigo, à luz da literatura recente. A análise das experiências revelou percentuais de 40% a 80% de abandono após o recrutamento ou início da intervenção. Entre os motivos elencados para justificar o abandono estão: o desinteresse, a discordância entre os cônjuges sobre a adesão, a distância entre residência e local da intervenção e a incompatibilidade de horários. Conclui-se que a maior aproximação entre os pesquisadores e a comunidade pode resultar em aumento de confiança e adesão aos estudos, o que pode ampliar o potencial de inserção social e divulgação científica das pesquisas realizadas com essa população.

Keywords : Intervenções psicológicas; Evasão; Pais; Crianças; Adolescentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )