Acessibilidade / Reportar erro

Significados do Abandono do Tratamento para Pacientes com Transtornos Alimentares * * Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro – Bolsa CAPES-Demanda Social.

The Meanings of Treatment Dropout for Patients with Eating Disorders

Significados del Abandono del Tratamiento para Pacientes con Trastornos Alimentarios

Resumo

Este estudo teve por objetivo compreender os significados do abandono do tratamento para pacientes com transtornos alimentares (TA), acompanhados em um serviço especializado. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória e transversal, com delineamento qualitativo. Participaram deste estudo seis mulheres com idades entre 19 e 37 anos, solteiras, profissionalmente ativas e com diagnóstico de TA. Foram realizadas entrevistas individuais, cujo conteúdo audiogravado foi posteriormente submetido à análise de conteúdo temática. Os motivos do abandono incluíram questionamentos relativos ao protocolo de tratamento, à equipe terapêutica, além de questões pessoais. Os aspectos multifatoriais envolvidos na dinâmica do abandono do tratamento indicam a necessidade de maior capacitação dos profissionais de saúde, especialmente no que concerne ao estabelecimento da aliança terapêutica e acolhimento empático para incrementar a adesão do paciente ao plano terapêutico. O conhecimento dos fatores apontados como desencadeadores de abandono pode contribuir para identificar precocemente indivíduos em risco e implementar medidas terapêuticas que resultem em melhor prognóstico.

Transtornos alimentares; Pacientes desistentes do tratamento; Pesquisa qualitativa

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br