Acessibilidade / Reportar erro

A Pesquisa-experiência na Psicologia: Corpos, Afetos e Experiências em Territórios Urbanos1 1 Financiamento: Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq – Processo 305364/2017-0; Bolsa de mestrado CAPES.

Experience-based Research in Psychology: Bodies, Affections and Experiences in Urban Territories

La Investigación-experiencia en Psicología: Cuerpos, Afectos y Experiencias en Territorios Urbanos

Resumo

Nesteartigo temos como objetivo discutir como podemos promover outras formas de ocupação e produção do território acadêmico frente a questões emergentes na pesquisa em Psicologia em territórios urbanos. Apresentamos um debate teórico sobre como pesquisas relacionadas a territórios e territorialidades têm modificado teórica e epistemologicamente nosso campo de saber e suas formas de construção. Buscando inspiração nas derivas situacionistas damos ênfase à experiência produzida pelos corpos e afetos de quem pesquisa percorrendo a cidade. O caminhar pelos territórios urbanos como alternativa metodológica nos conduz a argumentar que nossos corpos compõem o processo de pesquisa tornando possíveis e ordenando a construção do conhecimento. Seguimos nossa reflexão sugerindo a pesquisa-experiência como estratégia de produção, de narrativa e problematização do conhecimento a partir de um corpo singular afetado pelos encontros ocorridos nos territórios: experienciar é o ponto de partida para um segundo momento, fundamental, quando se desloca a experiência para o território acadêmico e com ferramentas teórico-políticas coloca-se em análise a relação territorialidades-subjetividades.

Corpo; Afeto; Experiência; Territorialidades; Pesquisa

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br