Acessibilidade / Reportar erro

Ensino de Comportamento Verbal Elementar por Exemplares Múltiplos em Crianças com Autismo

Teaching Elementary Verbal Behavior by Multiple Exemplar in Children with Autism

Enseñanza del Comportamiento Verbal Elemental Mediante Múltiples Copias en Niños con Autismo

Resumo

No escopo da investigação de sob quais condições ocorre a aprendizagem e a emergência de operantes verbais, diferentes condições de ensino têm sido planejadas. Considerando que a população com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta frequentemente um repertório de operantes verbais ausente ou fracamente estabelecido, é necessário o estudo do planejamento de intervenções sistemáticas desses repertórios com condições de favorecer não só a aquisição de vocabulário, mas também o seu potencial gerativo de novas funções verbais. O Multiple Exemplar Instruction (MEI) é uma estrutura de ensino que tem demonstrado resultados promissores pela sua capacidade de estabelecer relações entre comportamentos de ouvinte e de falante e gerar novas respostas verbais. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do MEI sobre o estabelecimento e integração entre os repertórios de ouvinte e de falante (ecoico, tato e mando). Participaram duas crianças com TEA, com idades de 7 e 8 anos e cuja comunicação era muito restrita e baseada em trocas de figuras. O ensino adotou três conjuntos com três estímulos cada. O ensino com cada conjunto foi realizado separadamente. Ora o ensino consistia no treino de ouvinte baseado em seleção, ora tentativas de ouvinte, ecoico, tato e mando, eram apresentadas de forma rotativa. Sondas múltiplas intercalaram os ensinos e verificaram os efeitos destes sobre o repertório de falante com os demais conjuntos. Os resultados demonstraram um aumento na emissão de respostas de ouvir e falar após o ensino por MEI para os dois participantes, ambos com repertório verbal restrito, mas o procedimento foi mais efetivo para uma das crianças.

Instrução por Exemplares Múltiplos; Transtorno do Espectro do Autismo; Comportamento Verbal; Ensino

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br