Recepção (15min). |
Slide contendo logo institucional e título do grupo temático. |
Acolhimento. |
Desligarem os celulares. Uso dos banheiros antes de iniciarmos. |
Contrato psicológico (5min). |
Objetivo e contrato. |
Apresenta-se o objetivo da tarde, reforça-se o tempo de duração e o contrato de que é um grupo de convivência, que se atenta para a confidencialidade das informações compartilhadas e para o respeito. |
Concordarem com os termos propostos e com a não divulgação dos dados. |
Descrever os objetivos pessoais (15min). |
Valores humanos (Torres, Schwartz, & Nascimento, 2016Torres, C. V., Schwartz, S. H., & Nascimento, T. G. (2016). A teoria de valores refinada: associações com comportamento e evidências de validade discriminante e preditiva. Psicologia USP, 27(2), 341-356. https://doi.org/10.1590/0103-656420150045 https://doi.org/10.1590/0103-65642015004...
). |
Entrega da escala de valores humanos e solicitação para que insiram na mandala os valores mais importantes para eles. |
Responderem à escala e somarem as respostas; pintarem a mandala e ver a predominância de valores de algum tipo. |
Descrever barreiras e facilitadores (10min). |
Acessar os facilitadores e dificultadores de comportamento. |
A partir dos valores ou do valor primordial, pede-se que descrevam o que facilita e o que dificulta o seu comportamento. |
Compartilharem o que dificulta chegarem onde querem. Eventualmente emergem estratégias de autoengano ou desengajamento moral. |
Descrever autoconceito e autoestima (5min). |
Definição e diferenciação entre autoconceito e autoestima. |
Diferenciar os diferentes self (ideal, real, social), em coerência com os feedbacks. |
Organizarem as emoções autorreferentes (muitos dos consumidores costumam falar neste momento). |
Fortalecimento (5min). |
Estratégias para melhorar a autoestima. |
Atenção aos feedbacks, pote de resiliência e 3 coisas positivas sobre você no dia (Seligman, 2011Seligman, M. E. (2011). Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva .). |
Confrontar as concepções sobre a vida e estabelecer uma rotina de exercício mental orientado ao positivo. |
Proteção (5min). |
Fontes de informação da autoeficácia (Bandura, 1997). |
Experiência passada, vicária, persuasão social e estado emocional. |
Aplicarem ou exemplificarem em atividades rotineiras. |
Evitar armadilhas de autoengano (5min). |
Desengajamento moral. |
Apresentação das definições de cada estratégia de desengajamento moral (Iglesias, 2008Iglesias, F. (2008). Desengajamento moral. In A. Bandura, R. G. Azzi, & S. Polydoro (Eds.), Teoria social cognitiva: Conceitos básicos (pp. 165-176). Porto Alegre, RS: Artmed .) e como ela usualmente aparece no discurso do superendividamento. |
Se identificarem com as estratégias. |
Conectar os conteúdos de autoestima e valores (4min). |
Autorregulação. |
Definição de autorregulação (Baumeister, Vohs, DeWall, & Zhang, 2007Baumeister, R. F., Vohs, K. D., DeWall, C. N., & Zhang, L. (2007). How emotion shapes behavior: Feedback, anticipation, and reflection, rather than direct causation. Personality and Social Psychology Review, 11, 167-203. https://doi.org/10.1177/1088868307301033 https://doi.org/10.1177/1088868307301033...
) e do modelo energético. |
Compreenderem as definições de autorregulação e modelo energético. |
Fortalecimento e proteção (7min). |
Mecanismos de restauração e fortalecimento. Exercícios de autorregulação. |
Mecanismos descritos em Baumeinster (Baumeinster et al., 2008; Baumeinster & Vohs, 2016). |
Aplicarem em suas atividades cotidianas. |
Próximos passos no programa (7min). |
Apresentação das etapas do programa. |
Apresentação das etapas do programa e localização da atual etapa (psicossocial) dentre as demais ações. |
Solucionarem as dúvidas sobre o funcionamento do programa. |
Despedida e agradecimento (2min). |
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Apresentação de outras ações psicossociais e dos outros grupos temáticos. |
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