Acessibilidade / Reportar erro

USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA ESTIMAR O PADRÃO DE CULTURA DO PERÍMETRO IRRIGADO NILO COELHO1 1 Parte da tese do primeiro autor -UNESP, Botucatu, SP, Brasil.

USE OF LINEAR PROGRAMMING FOR ESTIMATING CROP PATTERN FOR THE NILO COELHO IRRIGATION DISTRICT

RESUMO

Os administradores de perímetros irrigados devem planejar com antecedência como será utilizada a água disponível, dada a sua acentuada demanda. Sabe-se que existe uma interrelação entre a demanda e a disponibilidade de água, porque os padrões de cultivo tendem a se ajustar à disponibilidade. Esta pesquisa teve como objetivo estudar o padrão de cultivo do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, PE, utilizando um modelo de programação linear. A técnica de programação linear tem sido amplamente usada para representar esse tipo de sistema de produção, principalmente com fins de planejamento em áreas novas ou para melhorar projetos de irrigação já em operação. O modelo estudado é uma formulação-padrão de programação linear, cuja função-objetivo consistiu em maximizar a receita líquida do projeto, utilizando-se as culturas mais cultivadas nessa área, sob regime de irrigação. As restrições à função-objetivo foram volume de água mensal, volume de água anual, terra e mercado. A maximização dos lucros da área de colonização do projeto Nilo Coelho, obtida com o modelo de programação linear, foi de US$ 22.634.044, para o seguinte padrão de cultivo: feijão Phaseolus (714 ha), melancia (714 ha), pimentão (714 ha), tomate (4281 ha), cebola (357 ha) e banana (818 ha). A disponibilidade anual apresentou um custo de oportunidade igual a 0,28 (US$.m3) e foi a restrição atuante, ao contrário das disponibilidades mensais.

Palavras-chave:
programação linear; perímetro irrigado; padrão de cultura

Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com