SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2MANEJO DA IRRIGAÇÃO E DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO ALGODOEIRO HERBÁCEOVARIABILIDADE ESPACIAL DA POROSIDADE DRENÁVEL DE UM SOLO DE VÁRZEA, NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA, ESTADO DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

COSTA, Édio Luiz da; SILVA, Antônio Marciano da; COLOMBO, Alberto  e  ABREU, Agostinho R. de. INFILTRAÇÃO DE ÁGUA EM SOLO, DETERMINADA POR SIMULADOR DE CHUVAS E PELO MÉTODO DOS ANÉIS. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 1999, vol.3, n.2, pp.131-134. ISSN 1415-4366.  https://doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v3n2p131-134.

Devido à grande variabilidade que ocorre no processo de obtenção da capacidade de infiltração do solo, o método a ser adotado na sua obtenção deve ser o mais coerente possível com o sistema de irrigação a ser utilizado fornecendo, assim, dados confiáveis ao projeto. Avaliaram-se, neste trabalho, dois métodos de determinação da capacidade de infiltração, usando-se um infiltrômetro de anéis concêntricos e um de aspersão tipo simulador de chuvas, com o solo na capacidade de campo até a profundidade de 40 cm, cujos resultados mostraram que a capacidade de infiltração determinada pelos anéis, que é o método mais usado, resulta em valores maiores que os determinados pelo simulador de chuvas.

Palavras-chave : simulador de chuvas; infiltração; velocidade de infiltração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )