SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número3SISTEMAS DE VENTILAÇÃO EM TÚNEL E LATERAL NA CRIAÇÃO DE FRANGOS DE CORTE COM ALTA DENSIDADEAVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SOMBREAMENTO ARBÓREO NO MEIO RURAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

JOSEPH, Kuruvilla et al. COMPÓSITOS POLIMÉRICOS REFORÇADOS COM FIBRAS DE SISAL. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 1999, vol.3, n.3, pp.367-379. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v3n3p367-379.

O uso da madeira como material de construção continua crescendo mundialmente enquanto a disponibilidade deste recurso natural está diminuindo. Esta situação tem conduzido ao desenvolvimento de materiais alternativos. Dentre os vários materiais sintéticos que têm sido explorados, os compósitos poliméricos reivindicam e buscam uma maior participação como material de construção. Nos últimos anos tem se observado um crescente interesse na utilização de fibras naturais como reforço de matrizes poliméricas para a produção de materiais de baixo custo. As fibras naturais são reforços com grande potencialidade e seu uso tem se dado de forma mais tradicional do que científica. Elas têm se prestado a inúmeras aplicações ao longo do tempo, mas a aplicação da tecnologia dos materiais visando a sua utilização como reforço de matrizes poliméricas é relativamente recente. As dificuldades econômicos e sociais observadas em muitos dos países em desenvolvimento, onde as fibras naturais são abundantes, requerem que cientistas e engenheiros apliquem tecnologias apropriadas para utilizar estas fibras da forma mais eficiente possível, de tal maneira que se possa produzir materiais compósitos poliméricos de boa qualidade visando a atender a demanda da população por habitações e componentes habitacionais. Dentre as várias fibras naturais, a fibra de sisal é de particular interesse uma vez que os compósitos que a utilizam como reforço apresentam alta resistência ao impacto além de possuírem moderada resistência à tração e à flexão. O presente artigo apresenta uma revisão dos trabalhos de pesquisa publicados no campo dos compósitos poliméricos ecológicos, especialmente no que se refere aos compósitos reforçados com fibras de sisal, visando seu uso como material de construção. Ênfase especial é dada à micro-estrutura e propriedades da fibra de sisal, às técnicas de processamento e às propriedades físicas e mecânicas dos compósitos poliméricos reforçados com fibras de sisal.

Palavras-chave : sisal; polímero; compósitos; estrutura; propriedades.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )