SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Influence of swine wastewater application on the infiltration capacity of a Yellow-Red PodzolOrthogonal 90-90 cutting forces for three wood species of Eucalyptus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

GONCALVES, Raquel  and  BARTHOLOMEU, André. Avaliação do desempenho de ensaio não destrutivo em vigas de madeira de Eucalyptus citriodora e Pinus elliottii. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2000, vol.4, n.2, pp. 269-274. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662000000200023.

A madeira sempre foi e continua sendo importante material, quer seja para uso na construção civil ou na confecção de móveis; entretanto, o Brasil sempre foi marcado pelo desmatamento indiscriminado e pela falta de preocupação com a preservação e recuperação das espécies nativas. Esta devastação se deve a vários fatores, dentre eles, a falta de preparo técnico da indústria madeireira. Aliado a isto, a falta de conhecimento do material, por parte dos profissionais que se utilizam da madeira, faz com que haja tendência de se utilizar as mesmas espécies até seu total desaparecimento. Neste cenário, surge a perspectiva do uso das espécies de reflorestamento e, com ela, um desafio: conhecer e divulgar suas características e possibilidades de emprego. Neste contexto, a proposta deste trabalho avalia a utilização do ultra-som como método auxiliar na determinação de propriedades mecânicas da madeira, com vistas à classificação; para isto, verificou-se a existência de correlação entre os resultados obtidos em ensaios estáticos de flexão e aqueles obtidos em ensaios dinâmicos, utilizando-se a técnica do ultra-som, em vigas de Eucalyptus citriodora e Pinus elliottii. As correlações obtidas mostram que esta metodologia poderia ser utilizada na avaliação de peças estruturais e apontam para a possibilidade de implementação da técnica em métodos de classificação da madeira.

Keywords : ensaios não destrutivos; ultra-som; caracterização da madeira; eucaliptus; pinus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese