SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Assessment of the performance of non destructive tests in beams of Eucalyptus citriodora and Pinus eliottii woodInfluence of covering devices on particle bouncing in spreader tests author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

NERI, Antônio Carlos; GONCALVES, Raquel  and  HERNANDEZ, Roger E.. Forças de corte ortogonal 90-90 em três espécies de madeira de eucalipto do estado de São Paulo. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2000, vol.4, n.2, pp. 275-280. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662000000200024.

No projeto de ferramentas de corte e potência de máquinas que compõem uma serraria, a força de corte ortogonal é o principal parâmetro utilizado. Estas forças variam em função da espécie, das condições da madeira a ser usinada (densidade, teor de umidade e orientação das fibras), da geometria da ferramenta (afiação, ângulo de cunha, espessura e largura da lâmina) e das condições de usinagem (ângulo de ataque, velocidade de avanço, velocidade de corte, espessura e largura de corte). O corte 90-90 é de extrema importância, pois é muito utilizado no processamento primário da madeira. As espécies de reflorestamento, em especial as de eucalipto, vêm assumindo, dia-a-dia, significativa importância no mercado nacional e de exportação. Este trabalho apresenta resultados de ensaios de corte ortogonal 90-90, realizado utilizando-se corpos de prova de Eucalyptus das espécies citriodora, saligna e grandis. Os resultados mostram a influência dos parâmetros de usinagem adotados nas forças de corte e indicam a importância do seu conhecimento para a otimização dos processos de desdobro da madeira.

Keywords : Eucalyptus; usinagem; força de corte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese