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Resistência do solo à penetração, após o tráfego com dois tipos de pneus utilizando-se um equipamento para ensaio dinâmico

Soil penetration resistance after the traffic with two types of tyres using the dynamic test equipment

Com este trabalho objetivou-se, principalmente, avaliar a resistência do solo à penetração, em função do tipo de pneu (diagonal e radial) e da carga vertical, utilizando-se um equipamento de ensaio de pneu agrícola individual, e verificar os efeitos nas camadas do solo pela passagem do pneu. O equipamento utilizado foi projetado para ser acoplado na traseira do trator e acionado pela tomada de potência afim de realizar ensaios de pneus em condições de campo, sendo ainda, constituído, de uma caixa de transmissão mecânica de trator e instrumentos eletrônicos de medição. Este trabalho foi desenvolvido no Núcleo de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP) em Botucatu. Os dados obtidos no experimento foram analisados considerando-se o delineamento experimental em blocos, no esquema de parcelas subdivididas, tendo na parcela os pneus (radial e diagonal) e na subparcelas as cargas (10.000, 13.000, 16.000 e 19.000 N) com cinco repetições. O pneu radial mostrou vantagem em relação ao diagonal, por apresentar menores valores de índice de cone. As cargas mais elevadas provocaram maiores valores de índice de cone e seus incrementos, nas camadas de 0 a 10 e de 10 a 20 cm.

índice de cone; compactação do solo; pneu agrícola


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