SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Toposequence of soils fertigated with stillage: contribution towards the quality of ground water tableCurvature slope profile in watersheds through analysis of digital elevation models author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

On-line version ISSN 1807-1929

Abstract

AMENDOLA, Mariângela; SOUZA, Anderson L. de  and  ROSTON, Denis M.. Simulação numérica da redução de coliformes fecais em terras úmidas construídas. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2003, vol.7, n.3, pp. 533-538. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662003000300021.

Objetivou-se, através desta pesquisa, usar um planejamento experimental para a coleta de dados e uma metodologia para compará-los com dados teóricos, ambos associados à dinâmica de redução de poluentes em sistemas naturais de tratamento de esgotos. Os dados experimentais foram coletados e avaliados para dois tipos de sistemas construídos de acordo com Valentim & Amendola (1999) e Collaço (2001), no Centro de Mecanização e Automação Agrícola do Instituto Agronômico de Campinas, localizado em Jundiaí, SP, Brasil. Esses sistemas têm forma retangular, um com brita e outro com pneus picados, como leito suporte para fixar as plantas, ambos cultivados com a macrófita Typha sp. Os dados teóricos foram obtidos a partir do modelo matemático, adaptado para descrever o processo físico de escoamento subsuperficial. A simulação numérica em que se empregou o método numérico de diferenças finitas, foi realizada com o pacote de computação científica MATLAB 6.1. Os resultados da análise comparativa entre os dados teóricos e experimentais são apresentados para os dois tipos de leito suporte. Alguns coeficientes e parâmetros foram ajustados para caracterizar os sistemas construídos. Os resultados obtidos foram analisados e algumas conclusões sobre o processo físico e sobre a adequação do modelo matemático foram enumeradas.

Keywords : simulação numérica; redução de poluentes; leitos cultivados.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English