SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Curvature slope profile in watersheds through analysis of digital elevation modelsStructural behavior of load bearing brick walls of soil-cement with the addition of ground ceramic waste author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

On-line version ISSN 1807-1929

Abstract

VENTUROLI, Fábio; FIEDLER, Nilton C.; MINETTI, Luciano J.  and  MARTINS, Ildeu S.. Avaliação do nível de ruído em marcenarias no Distrito Federal, Brasil. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2003, vol.7, n.3, pp. 547-551. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662003000300023.

Esta pesquisa foi realizada em marcenarias no Distrito Federal, com o objetivo de se avaliar e comparar, estatisticamente, o nível de ruído emitido pelas máquinas utilizadas na fabricação de móveis em 4 empresas. A avaliação foi feita com auxílio de um decibelímetro posicionado próximo ao ouvido do trabalhador enquanto ele operava determinada máquina, conforme preceitua a NR15. Foram avaliadas 6 máquinas, serra circular, tupia, desempenadeira, desengrossadeira, furadeira horizontal e lixadeira de cinta. A análise estatística foi realizada com o uso de um modelo fatorial e teste de médias. Os resultados indicaram diferença significativa a 5% de probabilidade entre todas as máquinas, nessas empresas. O ruído médio encontrado foi de 92,16 dB(A) e o maior valor foi encontrado na serra circular na empresa 4 (101 dB(A)). A furadeira horizontal foi a única máquina, em todas as empresas, que se enquadrou dentro do limite permitido na NR15, que é de 85 dB(A) para uma jornada de trabalho de 8 horas diárias. As demais máqui-nas apresentaram problemas quanto à emissão de ruído.

Keywords : fatores ambientais; ergonomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese