SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2-3Simulation of productivity of maize crop as a function of water depth and application uniformityEvolution of salinity in Luvissol under drip irrigated melon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

On-line version ISSN 1807-1929

Abstract

XAVIER, Alexandre C.; COELHO, Rubens D.; LOURENCO, Leandro F.  and  MACHADO, Ronalton E.. Manejo da irrigação em pastagem irrigada por pivô-central. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2004, vol.8, n.2-3, pp. 233-239. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662004000200011.

A aplicação de lâminas de irrigação em pastagem irrigada sob pivô-central é, de maneira geral, realizada sem um critério técnico pertinente ao sistema, pois se deve considerar que para um mesmo período a pastagem se encontra em diferentes estádios de desenvolvimento em cada parcela, apresentando taxas de evapotranspiração diferenciadas dentro da área irrigada; todavia, usualmente se aplica uma única lâmina para toda a área. Neste trabalho foi desenvolvido um modelo para aplicação de lâminas de irrigação distinta para cada parcela do pivô o qual, de modo geral, considera: i) a capacidade do pivô-central de aplicar lâminas distintas na área; ii) o nível de desenvolvimento da cultura em cada parcela; iii) o período de retorno do gado a determinada parcela (ciclo de pastejo); e iv) o potencial de desenvolvimento da pastagem de certa região. Para modelar o coeficiente de cultura (Kc) foram utilizadas duas metodologias, a primeira com taxa de variação do Kc constante com o número de dias em que a parcela está em descanso (k), e a segunda, com taxa de variação do Kc na forma senoidal com k. O modelo foi aplicado para pastagens hipotéticas nas regiões de Piracicaba e Pereira Barreto, para avaliação e, como resultado, observou-se que o modelo se mostrou sensível ao nível de desenvolvimento de cada parcela e às condições de variação do clima de cada região.

Keywords : capim Tanzânia; manejo da água; coeficiente de cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese