SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Estresse hídrico e condicionamento osmótico na qualidade fisiológica de sementes de faveleira Cnidoscolus juercifoliusUso de um esquema implícito e de splines para a simulação numérica do processo de resfriamento de frutas esféricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

FERREIRA, Joelma M.; SWARNAKAR, Ramdayal  e  SILVA, Flávio L. H. da. Efeito das fontes de nutrientes sobre a produção de vinagre em escala de bancada, usando-se a metodologia de superfície de resposta. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2005, vol.9, n.1, pp. 73-77. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662005000100011.

Objetivou-se com o presente trabalho, estudar em escala de bancada, os efeitos de concentrações de fontes dos nutrientes nitrogênio e fósforo sobre a produção de vinagre de álcool, um processo muito utilizado nas indústrias de pequeno porte do Estado da Paraíba. A metodologia de superfície de resposta foi usada na modelagem e otimização de processo de fermentação acética. Inicialmente, a metodologia de planejamento fatorial completo 23 foi utilizada, onde os efeitos das concentrações iniciais de etanol, de fontes de fósforo e de nitrogênio foram observados. Após esta análise as faixas das concentrações iniciais das variáveis de fontes de nutrientes foram ampliadas e o planejamento experimental fatorial do tipo 22 mais configuração estrela foi realizado. Os dados experimentais foram bem representados pelas equações de modelos linear e quadrático obtidos para os dois planejamentos experimentais. As avaliações dos modelos linear e quadrático mostraram que o rendimento de vinagre foi maximizado de 28,1 a 51,4% e a produtividade de 0,69 a 1,29 g L-1 h-1, quando a concentração da fonte do nutriente nitrogênio, no meio, foi aumentada de 0,2 a 2,3 g mL-1. Portanto, na concentração otimizada da fonte de nutriente nitrogênio, o rendimento e a produtividade aumentou 1,85 vezes.

Palavras-chave : planejamento fatorial; fermentação acética; etanol; processo fermentativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês