SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Propriedades físicas e mecânicas do colmo inteiro do bambu da espécie Guadua angustifoliaDifferences in mechanical conditions of a clayey soil under different tillage systems índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

SEVEGNANI, Kelly B. et al. Zootecnia de precisão: análise de imagens no estudo do comportamento de frangos de corte em estresse térmico. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2005, vol.9, n.1, pp. 115-119. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662005000100017.

A preocupação em se atingir níveis de bem-estar para que a produção avícola seja maximizada vem, ao longo desses últimos anos, ganhando maior importância pela complexidade com que os fatores de produção estão correlacionados. Há um número grande de variáveis influenciando o microclima dentro de uma instalação, e conhecer sua interferência na produtividade final é determinante para uma compreensão melhor dos fenômenos ambientais. A manutenção do conforto térmico dentro dos aviários é um dos problemas enfrentados pelos produtores avícolas. As aves respondem de maneira diferente, dependendo da condição de temperatura e umidade relativa internas. A ingestão de ração e água são influenciadas também pelas mesmas condições razão por que se fez, neste trabalho, a avaliação do comportamento de frangos de corte submetidos a diversas combinações de temperatura e umidade em câmara climática, monitorados por câmeras de vídeo, possibilitando o monitoramento individual das aves no estudo de seu comportamento ingestivo. Os resultados mostraram que, quanto maior a temperatura e mais velha a ave, maior foi a ingestão de água e menor a ingestão de ração.

Palavras-chave : avicultura de corte; bioclimatologia; conforto térmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português