SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Traction and power required by a seed drill with two speeds of displacement and two sowing depthsDeposition and drift of fungicide application in a bean crop influenced by spray volumes and nozzles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

On-line version ISSN 1807-1929

Abstract

BARBOSA, Jackson A.; SALVADOR, Nilson  and  SILVA, Fábio M. da. Desempenho operacional de derriçadores mecânicos portáteis, em diferentes condições de lavouras cafeeiras. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2005, vol.9, n.1, pp. 129-132. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662005000100020.

Dentre as operações realizadas na colheita do café, a de derriça é considerada a mais complexa, por sua grande influência no custo de colheita, sendo que a mecanização da operação de derriça do café pode ter efeito significativo em redução do custo final da saca de café colhido, além de ser na região do sul de Minas Gerais, um dos sistemas mais utilizados por produtores de pequeno e médio portes, que utilizam, nesta operação, o sistema de derriçadores mecânicos portáteis, o qual pode apresentar rendimento até oito vezes superior ao da colheita manual. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho operacional de derriçadores mecânicos portáteis utilizados na colheita de café e avaliar o custo operacional do sistema de colheita semi-mecanizado, comparativamente ao sistema de colheita manual. Conclui-se que a colheita de café semi-mecanizada apresentou desempenho operacional superior ao da colheita manual, tornando-se uma alternativa viável para os produtores de pequeno a médio porte, visando minimizar os custos de colheita.

Keywords : colheita de café; derriçadores mecânicos portáteis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese