SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2O papel do green rust no ambiente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

PERISSINOTTO, Maurício; MOURA, Daniella J. de; SILVA, Iran J. O. da  e  MATARAZZO, Soraia V.. Influência do ambiente no consumo de água de bebida de vacas leiteiras. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2005, vol.9, n.2, pp.289-294. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662005000200022.

O presente trabalho foi desenvolvido em uma fazenda comercial produtora de gado de leite, criadora de gado holandês, localizada no município de São Pedro, SP. O período de coleta de dados compreendeu seis dias não consecutivos, nos meses de outubro e novembro de 2001, englobando 6 vacas em lactação, alojadas em um sistema de freestall. O consumo médio de água das vacas foi medido por meio de hidrômetro acoplado aos bebedouros. A temperatura de globo negro, a umidade relativa do ar, temperatura do ambiente e a velocidade do vento, foram registradas a cada hora, no período das 8 às 18 h. O principal objetivo do trabalho foi quantificar o consumo de água das vacas leiteiras, além de determinar o horário de maior consumo, a freqüência de uso dos bebedouros e o tempo de permanência do animal no bebedouro, relacionando-os com os índices de conforto térmico e a produção de leite. Verificou-se que o comportamento dos animais foi alterado em dias termicamente mais estressantes, resultando em aumento no número de visitas e no tempo de permanência dos animais nos bebedouros assim como em aumento no tempo real de consumo de água pelos animais.

Palavras-chave : conforto térmico; gado de leite.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons