SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Production of maize and sorghum for silage in succession to the upland riceEconomic viability of soil preparation systems and methods of Cyperus rotundus control in cotton author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

On-line version ISSN 1807-1929

Abstract

COELHO, Eugênio F.; VELLAME, Lucas M.  and  COELHO FILHO, Maurício A.. Sonda de TDR para estimativa da umidade e condutividade elétrica do solo, com uso de multiplexadores. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2005, vol.9, n.4, pp. 475-480. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662005000400006.

Com esse trabalho, objetivou-se a caracterização e avaliação de sondas de TDR para determinação da umidade e da condutividade elétrica do solo. As sondas foram construídas para uso direto com a TDR, ou para serem conectadas a multiplexadores, avaliadas para dois tipos de cabo coaxial e para diferentes comprimentos desses cabos (4 a 19 m). A constante K da equação de Giese-Tieman e as impedâncias das sondas foram determinadas e realizadas leituras de diferentes níveis de condutividade elétrica no solo, para diferentes umidades e temperaturas. Verificou-se, comprovada a necessidade do uso de um resistor de 15 W em série com a haste central das sondas de TDR para uso com multiplexadores com leitura automática por computador. O cabo de maior espessura da malha de aterramento e maior diâmetro do condutor interno foi o mais adequado ao uso para as sondas, enquanto o de cabos coaxiais com até 13 m de comprimento total não afetou significativamente as leituras de umidade; por outro lado, sondas de 0,10 e 0,15 m de comprimento de hastes funcionam com eficiência na medição da condutividade elétrica do solo. A faixa de condutividade elétrica do solo, possível de ser medida com essas sondas, situa-se a até 1,0 dS m-1.

Keywords : calibração; reflectometria no domínio do tempo; umidade do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese