SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Morphological and molecular characterization of accessions of lima-beans (Phaseolus lunatus L.)Spatial variability of weeds in two soil management systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

On-line version ISSN 1807-1929

Abstract

COELHO, Eugênio F.; SANTOS, Delfran B. dos  and  AZEVEDO, Carlos A. V. de. Posicionamento de sensores para monitoramento de água no solo em limoeiro irrigado por microaspersão. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2007, vol.11, n.1, pp. 46-52. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662007000100006.

Este trabalho teve como objetivo investigar uma estratégia alternativa de posicionamento de sensores de água no solo, para uso em pomares de citros irrigados por microaspersão. Um experimento foi conduzido em um pomar de limão Tahiti, sob três intervalos de irrigação: 1, 2 e 3 dias. A distribuição de umidade, potenciais de água e extração de água do solo foram monitorados por um analisador de umidade de reflectometria no domínio do tempo (TDR) em várias posições, em perfis do solo radiais às plantas. Comprimento e densidade de raízes foram determinados a partir de imagens digitais nas mesmas posições onde a umidade fora monitorada. Os resultados mostraram a importância de se considerar a extração de água pelas raízes na definição da posição dos sensores de água do solo. As regiões do perfil para posicionamento de sensores de água do solo devem corresponder à interseção da região com pelo menos 80% do comprimento total das raízes e à região de ocorrência de pelo menos 80% da água total extraída no perfil. No caso de tensiômetros, a região de potenciais acima de -80 kPa deve ser incluída na interseção dessas regiões.

Keywords : tensiômetro; umidade do solo; potencial de água do solo; manejo de irrigação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English