SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número5Spatial variability of geobiophysical variables in the springs of the Ribeirão Santa Cruz watershedEffect of different bedding depths on ambiental parameters for growing and finishing swine índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versión On-line ISSN 1807-1929

Resumen

CONCEICAO, Maristela N. da et al. Desempenho de telhas de escória de alto forno e fibras vegetais em protótipos de galpões. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2008, vol.12, n.5, pp. 536-539. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662008000500015.

Busca-se, em todo o mundo, a substituição do cimento amianto por alternativas seguras para o ambiente e para a saúde do trabalhador, além de econômicas, razão por que o uso de fibras vegetais como aglomerado em países tropicais onde estes resíduos são abundantes, tem-se mostrado bastante viável. No presente experimento foram comparadas telhas de cimento amianto pintadas com tinta reflexiva, telhas cerâmicas e telhas compostas de uma matriz à base de cimento Portland CPII 32Z (ABNT NBR-5735), escória de alto-forno (EAF) e sílica ativa, reforçadas com fibras de polpa celulósica de sisal (Agave sisalana). Utilizaram-se protótipos de galpões avícolas nos quais o calor produzido pelas aves foi simulado por lâmpadas incandescentes. Para caracterização do ambiente térmico lançou-se mão dos índices de conforto: ITU (índice de temperatura e umidade), ITGU (índice de temperatura de globo e umidade), CTR (carga térmica radiante) e entalpia (H) em que os resultados demonstraram que as telhas compostas apresentaram comportamento térmico semelhante ao das telhas cerâmicas, podendo ser utilizadas em substituição às telhas de cimento amianto.

Palabras llave : telhado; conforto térmico; cimento amianto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués