SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número5Fingerprinting method for identification of sediment sources in a rural watershedMethodology for assessment of wear rate in symmetrical soil-engaging tools índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versión On-line ISSN 1807-1929

Resumen

LOPES NETO, José P.; SILVA, Valneide R. da  y  NASCIMENTO, José W. B. do. Propriedades de fluxo de produtos pulverulentos alimentícios. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2009, vol.13, n.5, pp. 639-644. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662009000500018.

Visando fornecer maiores informações sobre o fluxo de produtos sólidos industriais, a presente pesquisa determinou as propriedades de fluxo de quatro produtos pulverulentos fabricados por indústrias de alimentos e analisou os seus níveis de escoabilidade, em função do tempo de consolidação. Na obtenção dos dados se utilizou o aparelho de cisalhamento direto de translação, com base na célula de cisalhamento de Jenike e bancada de consolidação. Para determinação do índice de fluxo (ffc) e, do diâmetro mínimo do orifício de descarga (D), adotou-se a metodologia de Jenike enquanto para o ângulo mínimo de inclinação da tremonha cônica lançou-se mão da metodologia de Enstad. Conclui-se que os tempos de consolidação estudados não afetaram as propriedades de fluxo dos produtos pulverulentos e que a inclinação mínima da tremonha para permitir o fluxo seja de 60º. Quanto ao orifício de descarga, seu valor pôde ser determinado pela metodologia de Jenike apenas para a farinha de trigo com valor mínimo de 1,1 m para o período de 24 h de consolidação.

Palabras llave : descarga; produtos industriais; tremonha cônica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués