SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Water quality index using multivariate factorial analysisOptimization of auto-aspiration aeration system type Venturi for the treatment of ferruginous water author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

On-line version ISSN 1807-1929

Abstract

BISPO, Polyanna da C.; VALERIANO, Márcio de M.  and  KUPLICH, Tatiana M.. Relação da vegetação de caatinga com a condição geomorfométrica local. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2010, vol.14, n.5, pp. 523-530. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662010000500010.

Objetivou-se, com o presente trabalho, avaliar o potencial das variáveis geomorfométricas extraídas de dados SRTM (Shuttle Radar Topographic Mission) para identificação de tipos vegetacionais da Reserva Particular do Patrimônio Natural de Serra das Almas, CE. Em estudo conduzido na escala de 1:100.000, as variáveis geomorfométricas (elevação, declividade, orientação de vertente, curvatura vertical e curvatura horizontal) foram confrontadas com o mapa de vegetação referência, através de análises de histogramas e análises discriminantes. As variáveis mais importantes na distinção entre os tipos vegetacionais, foram a elevação, a declividade e a curvatura vertical, embora se pudesse observar preferências de tipos mapeados em relação às demais variáveis. Apesar dos dados geomorfométricos mostrarem potencial indicativo das classes de vegetação pela interpretação dos padrões, as análises sob abordagem numérica resultaram em discriminação em um nível aquém do detalhamento temático do mapa referência. Concluiu-se que os dados geomorfométricos representaram significativos insumos para o mapeamento fitogeográfico, devendo ser explorados de forma integrada, em complementaridade às demais variáveis já utilizadas.

Keywords : topografia; floresta; bioma; SRTM; Serra das Almas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese