SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Produtividade de três cultivares de cana-de-açúcar sob manejos de sequeiro e irrigado por gotejamentoCompactação do solo: efeitos nas características produtivas e morfológicas dos capins Piatã e Mombaça índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

CARVALHO, José F. de et al. Produtividade do repolho utilizando cobertura morta e diferentes intervalos de irrigação com água moderadamente salina. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2011, vol.15, n.3, pp. 256-263. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662011000300006.

O manejo da irrigação em áreas sob escassez hídrica é imperativo para o incremento da eficiência do uso da água, particularmente em áreas susceptíveis a salinização e a elevadas demandas atmosféricas. Neste estudo avaliou-se o efeito da cobertura morta e de intervalos de irrigação utilizando-se água moderadamente salina sobre a produtividade do repolho e sobre suas variáveis relacionadas, em vale aluvial no semiárido. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial 3 x 2, com 4 repetições, mediante a aplicação de intervalos de irrigação de 12, 24 e 48 h, com utilização de uma fração de lixiviação de 20%, e presença ou ausência de cobertura morta sobre o solo. Verificou-se que as produtividades foram afetadas pelos intervalos de irrigação e pela presença da cobertura morta. A máxima eficiência uso da água foi obtida aplicando-se o intervalo de irrigação de 12 h com cobertura morta, correspondendo a 110,49 Mg ha-1 mm-1, em consequência da menor variação da umidade ao longo do experimento. A relevância da cobertura morta ficou evidenciada para o tratamento com intervalo de irrigação de 48 h, tendendo a controlar as perdas de umidade e manter a produtividade do repolho.

Palavras-chave : semiárido; manejo da irrigação; agricultura familiar; Brassica oleraceae.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português