SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Estimates of solar radiation components on a tilted surface based on global horizontal radiationDiffusion and sorption of allyl isothiocyanate in the process of fumigation of maize author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

On-line version ISSN 1807-1929

Abstract

ALVES, Niédja M. C. et al. Viabilidade e micoflora de sementes de amendoim irradiadas com cobalto (60Co). Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2011, vol.15, n.3, pp. 289-295. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662011000300010.

Estudou-se o efeito de diferentes doses da irradiação gama na germinação e percentagem de infecção fúngica em sementes de amendoim cultivar BR1. Inicialmente, as sementes foram avaliadas quanto à micoflora, utilizando-se o método de papel de filtro umedecido, a germinação em substrato de papel germitest e determinação do teor de umidade em estufa, a 105 ± 2 ºC. Posteriormente, as sementes foram submetidas à irradiação com uma fonte de 60Co, tipo gammacell, onde se estudou o efeito de 8 doses de irradiação na micoflora e germinação das sementes acondicionadas em embalagem de PET e polietileno trançado durante 60 dias de armazenamento, sem controle de temperatura e umidade relativa do ar. Os fatores estudados (doses em kGy, embalagens e tempo de armazenamento) foram analisados em um delineamento inteiramente casualizado, dispostos em fatorial. Com base nos resultados, observou-se que a irradiação gama afetou negativamente a germinação das sementes de amendoim e que doses acima de 3,0 kGy comprometem a germinação das sementes. A radiação a partir da dose 1,5 kGy eliminou os fungos Aspergillus niger e, Penicillium a partir da dose de 2,5 kGy.

Keywords : irradiação gama; germinação; armazenamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese