SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Modification of the properties of curauá fibers by acetylation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

On-line version ISSN 1807-1929

Abstract

SORIANO, Julio; GONCALVES, Raquel; BERTOLDO, Cinthya  and  TRINCA, Alex J.. Aplicações do método de ensaio esclerométrico em peças de eucalipto saligna sm. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2011, vol.15, n.3, pp.322-328. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662011000300015.

Neste trabalho é avaliada a tendência de correlações entre as resistências a compressão paralela e normal às fibras, por meio de ensaios destrutivos normalizados e parâmetros do ensaio do método esclerométrico. Também se fez comparação com o método de ensaio não destrutivo de ultrassom. Três séries de corpos de prova foram extraídas de uma tora de Eucalyptus saligna e ensaiadas na condição de madeira saturada. Dos resultados dos impactos esclerométricos para as três direções anatômicas avaliadas (paralela às fibras, radial e tangencial) foram verificados coeficientes de variação inferiores a 9%. Da análise das tendências de correlações de resistência a compressão com os resultados da esclerometria e ultrassonografia, foram constatados os melhores ajustes para a direção paralela às fibras. Tendo em vista os resultados obtidos, pode-se concluir que a técnica de esclerometria mostrou-se capaz para identificar a homogeneidade do lote ensaiado, justificando haver possibilidades de aplicações do método à madeira.

Keywords : dureza da madeira; ultrassom; ensaios não destrutivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License