SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue10Soil fertility and uptake of nutrients by sugarcane fertilized with filter cakeChemical attributes of soil under organic production as affected by cover crops and soil tillage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

AMORIM, Aiala V et al. Produção e fisiologia de plantas de cajueiro anão precoce sob condições de sequeiro e irrigado. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2011, vol.15, n.10, pp. 1014-1020. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662011001000004.

A exploração do cajueiro sob condições de irrigação tem-se mostrado bastante promissora, especialmente no estado do Ceará, porém a resposta dessa cultura ao regime hídrico depende do genótipo. Objetivouse, com este trabalho, comparar respostas fisiológicas e bioquímicas (teores de solutos orgânicos e inorgânicos e trocas gasosas), tal como a produtividade de plantas de cajueiro anão precoce (Anacardium occidentale L.) sob dois regimes hídricos (sequeiro e irrigado). O experimento foi conduzido no Campo Experimental da Embrapa Agroindústria Tropical, em Pacajus CE, no período de agosto de 2006 a janeiro de 2007. As plantas foram submetidas a dois tratamentos: um sem irrigação e outro com água de poço com condutividade elétrica (CEa) de 0,5 dS m-1. As respostas fisiológicas foram avaliadas mensalmente e os dados de produção foram obtidos no período de novembro a janeiro. Os teores foliares de N-aminossolúveis e prolina foram mais elevados nas plantas cultivadas em condições de sequeiro do que naquelas irrigadas, porém não houve diferença significativa entre os tratamentos para as trocas gasosas, teores de carboidratos solúveis, K+, Na+ e Cl-. Entretanto, com exceção da fotossíntese, todas as variáveis estudadas apresentaram alterações com as épocas de coleta. Apesar das alterações em algumas variáveis ao longo do experimento, a produtividade das plantas não foi afetada pelo estresse hídrico.

Keywords : Anacardium occidentale; estresse hídrico; produtividade; trocas gasosas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese