SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Fatores relacionados à suscetibilidade da erosão em entressulcos sob condições de uso e manejo do soloAplicação do fósforo e da irrigação na absorção e exportação de nutrientes pelo algodoeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366

Resumo

SIMOES NETO, Djalma E. et al. Características agroindustriais da cana-de-açúcar em função da adubação fosfatada, em solos de Pernambuco. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.4, pp. 347-354. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000400003.

As recomendações para adubação fosfatada no Nordeste do Brasil não só estão baseadas em trabalhos conduzidos nas décadas de 70 e 80, mas requerem sua comendação que, especificamente no caso do fósforo, leve em consideração a capacidade máxima de adsorção de fosfato (CMAP); objetivou-se, então, avaliar as características agroindustriais da cana-de-açúcar em solos de Pernambuco em função da adubação fosfatada. Cinco experimentos foram conduzidos na Zona da Mata do Estado. Os solos foram classificados como: Argissolo Amarelo distrocoeso (PAdx); Latossolo Amarelo distrófico (LAd); Argissolo Amarelo distrófico (PAd); Gleissolo háplico eutrófico (GXve) e Espodossolo cárbico duripânico (EKo). Os tratamentos consistiram de sete doses de fósforo, determinadas em função da CMAP. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições. As variedades utilizadas foram a RB863129, nos solos PAd, LAd, GXve e EKo e a RB855536, no PAD. A adubação fosfatada em cana planta influenciou positivamente as produtividades agrícola e industrial. Os valores de açúcares totais recuperáveis (ATR) não foram influenciados pela adubação fosfatada mas foram mais elevados nos solos com maior CMAP.

Palavras-chave : Sacharum SPP; produtividade; qualidade tecnológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português