SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Thermal comfort parameters of native goats raised in confinement in the semiarid of Paraíba State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

SPEZIA, Graciele R. et al. Estimativa de densidade amostral para elaboração de mapas de produtividade. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.4, pp. 449-457. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000400016.

O mapa de produtividade representa a variabilidade espacial das características de uma área cultivada e permite intervir na produção dos anos posteriores, na aplicação diferenciada de insumos. Este trabalho teve por objetivo verificar a influência da densidade amostral e do tipo de interpolação na exatidão dos mapas de produtividade, gerados a partir da amostragem manual de grãos, solução que pode ser adotada quando um monitor não pode ser utilizado. Um mapa de produtividade foi obtido com monitor de colheita comercial em lavoura de milho, a partir do qual foram estabelecidas 84 grades e, por meio de três interpoladores, o inverso da distância ao quadrado, inverso da distância e krigagem geraram-se, assim, 252 mapas de produtividade, que foram então comparados com o original, utilizando-se o coeficiente de desvio relativo (CDR) e o índice kappa. A perda de informação do mapa de produtividade aumentou à medida em que se diminuiu a densidade amostral e foi dependente do método de interpolação utilizado. Um modelo de regressão múltipla foi ajustado à variável CDR, em função das variáveis: índice de variabilidade espacial e densidade amostral. Este modelo teve a finalidade de auxiliar o agricultor na definição da densidade amostral e permitir obter-se, manualmente, o mapa de produtividade, caso ocorram problemas eventuais no monitor de colheita.

Keywords : agricultura de precisão; mapas temáticos; variabilidade espacial.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English