SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5Modelling of the soil water infiltration in crusting soil. Part II: variable hydraulic conductivity over timeSoil microbial biomass under different tillage and levels of applied pig slurry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

SILVA, Lívia P. da et al. Desempenho de gotejadores autocompensantes com diferentes efluentes de esgoto doméstico. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.5, pp. 480-486. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000500003.

RESUMO Objetivou-se, com esse trabalho, avaliar o desempenho hidráulico do gotejador Katif, da marca Plastro Brasil, tipo externo, autocompensante, utilizando-se efluentes oriundos de três diferentes formas de tratamento de esgoto doméstico. O experimento foi desenvolvido em condições de campo e laboratório. Os ensaios de campo consistiram na avaliação de um sistema de irrigação por gotejamento, sendo determinados, em três ocasiões, os testes de uniformidade. Em laboratório objetivou-se comparar o desempenho hidráulico dos emissores usados com um lote de emissores novos, em quatro faixas de pressão: 100, 150, 200 e 250 kPa. Foram obtidos os valores dos coeficientes de uniformidade de distribuição (CUD), de uniformidade estatística (CUE), e coeficiente de variação do fabricante (CVf). Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização de esgoto doméstico tratado por decanto digestor associado a um filtro digestor e a uma lagoa de estabilização, proporcionou os melhores resultados de uniformidade de distribuição e que, de modo geral, ocorreram perdas no desempenho hidráulico dos emissores com o uso contínuo de águas provenientes de estações de tratamento de esgoto doméstico.

Keywords : reúso; entupimento; desempenho hidráulico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese