SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue7Morphologic measures as a function of the weight and broiler age by means of images author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

TORMEN, Nédio R. et al. Deposição de gotas no dossel e controle químico de Phakopsora pachyrhizi na soja. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.7, pp. 802-808. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000700015.

A deposição de gotas no dossel da cultura da soja com três pontas de pulverização e programas de controle químico da ferrugem asiática foram avaliados em experimento conduzido em campo, no município de Itaara, RS. Os tratamentos foram arranjados no delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições, em esquema fatorial 2 x 3 x 3, representados por duas cultivares de soja, três pontas de pulverização e três programas de controle da ferrugem asiática. Os fungicidas foram aplicados nos estádios R1 e R4 da cultura. As variáveis analisadas foram: densidade de gotas, diâmetro mediano volumétrico (DMV), índice de área foliar (IAF), severidade da ferrugem asiática e rendimento de grãos da cultura. Elaborou-se, com base nos dados de severidade da ferrugem asiática, a área abaixo da curva de progresso da ferrugem (AACPF). As pontas de pulverização estudadas diferiram significativamente quanto à deposição de gotas nos três terços do dossel vegetal, DMV, AACPF e rendimento de grãos. O incremento médio no rendimento de grãos pela aplicação de fungicidas foi de 53,17% na cultivar Asgrow 8000 RG e 29,89% na cultivar Agiara RR. O IAF das cultivares influenciou na penetração e deposição de gotas no dossel da cultura.

Keywords : Glycine max; ferrugem asiática; pontas de pulverização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese