SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue8Growth and nutritional status of helicônia irrigated with treated wastewater in greenhouse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

SOUZA, Wanderley de J.; BOTREL, Tarlei A.; COELHO, Rubens D.  and  NOVA, Nilson A. V.. Irrigação localizada subsuperfical: gotejador convencional e novo protótipo. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.8, pp. 811-819. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000800001.

A irrigação por gotejamento subsuperficial, que utiliza um sistema protetor do emissor para evitar entupimento do mesmo por raiz e partículas sólida do solo, pode ser viável em relação a um sistema convencional. Propôs-se, com este trabalho, avaliar o desempenho de um sistema para proteção de emissor e comparar os resultados com um sistema que utiliza emissor convencional para irrigação por gotejamento subsuperficial. O sistema com protetor foi construído com materiais de baixo custo: mangueira de polietileno, microtubo, conector e um gotejador para controlar a vazão e no sistema convencional utilizou-se um emissor comercial. Após 12 meses de avaliação o sistema com protetor demonstrou bom desempenho com vazão relativa média de 0,97 e 0,98 em vasos com e sem cultura, respectivamente, não apresentando problemas de entupimento e tendo menor custo. No sistema convencional constatou-se vazão relativa de 0,51 e 0,98 em vasos com e sem cultura, respectivamente, grau de entupimento por raiz de 49,22% e emissores com solo em seu interior. Desta forma, o uso do emissor com sistema de proteção indicou viabilidade para irrigação subsuperficial por gotejamento, nas condições desta pesquisa.

Keywords : intrusão radicular; entupimento; sucção de partículas sólidas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese