SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue8Growth and nutritional status of helicônia irrigated with treated wastewater in greenhouseWheat cultivars submitted to water deficit at the beginning of flowering in greenhouse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

SANTOS, Karla S. et al. Variabilidade espacial de atributos físicos em solos de vale aluvial no semiárido de Pernambuco. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.8, pp. 828-835. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000800003.

As características físicas e hidráulicas do solo se constituem em condicionantes a planos de manejo agrícola. Objetivou-se avaliar atributos físicos em solos de um vale aluvial e sua variabilidade, no semiárido do Estado de Pernambuco, na bacia hidrográfica do Rio Ipanema. Técnicas estatísticas e geoestatísticas foram utilizadas a fim de se investigar o grau de dependência e a variabilidade espacial dos atributos, em lotes de agricultura familiar. O coeficiente de variação apresentou-se alto para a condutividade hidráulica do solo e médio para a resistência à penetração de raízes e para as frações granulométricas areia, argila e silte. Tal coeficiente foi baixo para a densidade do solo e de partículas e porosidade total. Foram investigadas as estruturas de dependência espacial para as variáveis estudadas, encontrando-se alcances variando de 135 m para a condutividade hidráulica a 465 m para o conteúdo de silte. Mapa de isolinhas foi elaborado por krigagem representando a variabilidade espacial da condutividade hidráulica, com moderado grau de dependência espacial. As frações granulométricas areia total e silte (%) também apresentaram grau de dependência espacial moderado. A resistência à penetração, densidade do solo e de partículas, não apresentaram dependência espacial na escala de investigação adotada. Foi possível identificar regiões de maior aptidão agrícola verificando-se, através do mapeamento, que os solos francos tendem a apresentar elevada resistência à penetração e baixa condutividade hidráulica.

Keywords : condutividade hidráulica; resistência do solo à penetração; geoestatística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese