SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue8Spatial variability of physical attributes of soil in alluvial valley of semiarid region of Pernambuco stateSpatial variability of physical attributes of a distroferric Red Latosol after soybean crop author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

SANTOS, Diego dos et al. Cultivares de trigo submetidas a déficit hídrico no início do florescimento, em casa de vegetação. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.8, pp. 836-842. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000800004.

A restrição hídrica pode prejudicar o desempenho das culturas, em especial quando ocorre no período de florescimento. Desta forma, objetivou-se com esta pesquisa avaliar a resposta de genótipos de trigo submetidos a déficit hídrico no início do florescimento. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 2, com cinco repetições, cujos fatores foram: três cultivares de trigo (Coodetec (CD) 105, 108 e 111) e dois manejos de irrigação (com e sem déficit hídrico). Durante o período de imposição do déficit hídrico, avaliaram-se a umidade gravimétrica do solo e o teor relativo de água das folhas enquanto no momento da reidratação foram avaliadas variáveis biométricas. Os componentes de produção foram avaliados ao final do ciclo. Constatou-se redução na umidade gravimétrica do solo, no teor relativo de água e em todas as variáveis biométricas, em função do déficit hídrico. A produção de grãos mostrou-se diferente apenas entre os regimes hídricos, em que a cultivar CD 111 é mais eficiente na manutenção do potencial produtivo em condições de déficit hídrico, mediante a rápida recuperação no teor relativo de água das folhas.

Keywords : Triticum aestivum L.; manejo de irrigação; parâmetros biométricos; teor relativo de água.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese