SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue8Wheat cultivars submitted to water deficit at the beginning of flowering in greenhouseDecoupling factor in an irrigated sugarcane crop in the Lower-Middle Sao Francisco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

SANTOS, Diego dos et al. Variabilidade espacial de atributos físicos de um Latossolo Vermelho após cultivo de soja. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.8, pp. 843-848. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000800005.

Os atributos químicos e físicos do solo apresentam, frequentemente, dependência espacial. Portanto, é imprescindível estudar sua variabilidade espacial visando ao manejo mais preciso da lavoura, a redução do impacto ambiental, a otimização do uso de máquinas e o aumento da eficiência das equipes de trabalho. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade espacial de atributos físicos de um Latossolo Vermelho distroférrico típico após o cultivo de soja. Os dados foram coletados em uma área de 2 ha cultivada sob sistema de plantio direto utilizando-se uma grade amostral de 30 x 33 m, em que foram avaliados os parâmetros: macroporosidade, microporosidade, porosidade total, densidade e umidade do solo, na camada de 0 - 0,1 m; após as análises exploratória e geoestatística, os modelos teóricos foram ajustados aos semivariogramas para cada atributo; já a interpolação dos dados foi realizada utilizando-se a krigagem ordinária, verificando-se que todas as variáveis estudadas apresentaram dependência espacial, que variou entre moderada (macroporosidade, porosidade total e umidade do solo) e forte (microporosidade e densidade do solo), em função do coeficiente de efeito pepita.

Keywords : geoestatística; porosidade do solo; umidade do solo; densidade do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese