SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue8Erosivity and rainfall hydrological patterns in the Pernambuco Central 'Agreste'Recovery of nativa area used for construction of hydroelectric power station author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

SILVA, Rodrigo F. da et al. Crescimento e qualidade de mudas de Timbó e Dedaleiro cultivadas em solo contaminado por cobre. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.8, pp. 881-886. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000800010.

As atividades de mineração e de viticultura do Rio Grande do Sul têm contribuído para a contaminação do solo por cobre. Este trabalho objetivou avaliar o efeito de doses de cobre no crescimento e na qualidade de mudas de timbó (Ateleia glazioviana) e dedaleiro (Lafoensia pacari). O delineamento foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial (2 x 4), formado de duas espécies florestais e quatro doses de cobre (0, 64, 128 e 192 mg kg-1 de solo) com cinco repetições. Avaliaram-se altura da planta, diâmetro do colo, peso da matéria seca radicular e da parte aérea, comprimento e área superficial específica radicular e os seguintes índices de qualidade de mudas: relação entre altura da parte aérea e diâmetro do coleto; altura da parte aérea e peso da matéria seca da parte aérea e o índice de qualidade de Dickson, em que os resultados revelaram que as doses de cobre testada reduziram a qualidade de mudas do timbó enquanto o dedaleiro apresentou melhor qualidade com 128 mg kg-1 de Cu. O cobre influenciou os parâmetros de crescimento das mudas de timbó porém aumentou significativamente o comprimento e a área superficial específica do dedaleiro até 128 mg kg-1 de Cu. Mudas de dedaleiro são mais tolerantes à contaminação do solo que as de timbó e apresentam melhor qualidade em doses mais elevadas de cobre.

Keywords : espécies florestais; metal pesado; tolerância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese