SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue8Growth and quality of Ateleia glazioviana and Lafoensia pacari seedlings cultivated in copper contaminated soilMechanical resistence of lightweight cement composites utilizing industrial residues and fibers of sisal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

ALVES, Marlene C.; NASCIMENTO, Vagner do  and  SOUZA, Zigomar M. de. Recuperação em área de empréstimo usada para construção de usina hidrelétrica. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.8, pp. 887-893. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000800011.

A recuperação de áreas de empréstimo usada para construção de hidrelétricas é um processo lento que requer o uso de plantas de cobertura, como fonte de matéria orgânica e a aplicação de nutrientes e corretivos como condicionadores dos atributos do solo. Portanto, objetivou-se, com este trabalho, estudar a recuperação de atributos físicos do subsolo de um Latossolo Vermelho distrófico, utilizado no terrapleno e fundação da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, SP. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados com oito tratamentos e quatro repetições. A pesquisa foi implantada em 1992. Os tratamentos se constituíram do uso de adubos verdes, braquiária e correção do solo. Após 13 anos foram avaliados: porosidade total do solo, macroporosidade, microporosidade, densidade do solo, estabilidade de agregados, resistência do solo à penetração, teor de matéria orgânica e produção de matéria seca da braquiária. Os tratamentos adotados estão recuperando, de forma lenta, os atributos físicos do subsolo exposto. Os efeitos da recuperação do solo estão atingindo a profundidade de 0-0,10 m.

Keywords : área degradada; adubos verde; pastagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese