SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue8Recovery of nativa area used for construction of hydroelectric power stationSpatial analysis of thermal conditions of the pre-milking dairy cattle under climatization regimes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

ARRUDA FILHO, Nivaldo T. de et al. Resistência mecânica de compósitos cimentícios leves utilizando resíduos industriais e fibras de sisal. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.8, pp. 894-902. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000800012.

A valorização de materiais alternativos incorporados com resíduos como opção ao convencional deve possibilitar a geração de um produto com qualidade, estética, produtividade e com potencial de reduzir impactos da poluição ambiental. Este trabalho foi realizado com o objetivo de desenvolver elementos construtivos para forro e divisórias, a partir de matrizes cimentícias com incorporação de resíduos industriais (resíduo cerâmico, etil vinil acetato - EVA) e fibras de sisal. Desenvolveram-se técnicas de moldagem em matrizes cimentícias autoadensáveis e se avaliou a resistência mecânica dos novos compósitos. Uma placa com resíduos de EVA foi produzida e, através de trabalhos de reologia, encontrou-se a pasta matriz de revestimento desta placa, com teor adequado de adições pozolânicas e aditivo superplastificante. Avaliaram-se as resistências mecânicas das placas, da pasta matriz de revestimento encontrada, com e sem adição de fibras, e do novo compósito formado pela união desses dois elementos. Utilizou-se a técnica de alinhamento de fibras com o intuito de incrementar resistência ao novo compósito leve. A adição da matriz com fibras alinhadas melhorou a resistência a flexão do novo compósito.

Keywords : elementos construtivos; flexão; reologia; fibras de sisal e resíduos industriais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese