SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue8Mechanical resistence of lightweight cement composites utilizing industrial residues and fibers of sisalApplication systems and insecticides to control Anticarsia gemmatalis in soybean author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

SILVA, Irenilson M. da et al. Análise espacial das condições térmicas do ambiente pré-ordenha de bovinos leiteiros sob regimes de climatização. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.8, pp. 903-909. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000800013.

Propõe-se, com este trabalho, caracterizar a variabilidade espacial da temperatura do ar na sala de pré-ordenha a partir de diferentes tempos de operação do sistema de resfriamento adiabático evaporativo automatizado. A variável temperatura do ar foi registrada em 35 pontos equidistantes 1 m, na forma de malha, para o estudo da variabilidade espacial e a construção de mapas por krigagem. Foram considerados diferentes tempos de exposição dos animais a climatização no curral de espera, 20, 30, 40 min e controle (0 min). Por meio dos resultados obtidos foi possível verificar que o uso da geoestatística possibilitou definir áreas com diferentes variabilidades espaciais para temperatura do ar, definindo áreas específicas na sala de pré-ordenha que apresentaram valores acima do recomendado para o conforto térmico animal. O sistema de climatização garantiu melhor acondicionamento térmico no tempo de exposição de 40 min, obtendo temperatura média dentro da condição de conforto térmico para vacas em lactação.

Keywords : ambiência; bem-estar; conforto térmico; variabilidade espacial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese