SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número8Resistência mecânica de compósitos cimentícios leves utilizando resíduos industriais e fibras de sisalSistemas de aplicação e inseticidas no controle de Anticarsia gemmatalis na soja índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366

Resumo

SILVA, Irenilson M. da et al. Análise espacial das condições térmicas do ambiente pré-ordenha de bovinos leiteiros sob regimes de climatização. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.8, pp. 903-909. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000800013.

Propõe-se, com este trabalho, caracterizar a variabilidade espacial da temperatura do ar na sala de pré-ordenha a partir de diferentes tempos de operação do sistema de resfriamento adiabático evaporativo automatizado. A variável temperatura do ar foi registrada em 35 pontos equidistantes 1 m, na forma de malha, para o estudo da variabilidade espacial e a construção de mapas por krigagem. Foram considerados diferentes tempos de exposição dos animais a climatização no curral de espera, 20, 30, 40 min e controle (0 min). Por meio dos resultados obtidos foi possível verificar que o uso da geoestatística possibilitou definir áreas com diferentes variabilidades espaciais para temperatura do ar, definindo áreas específicas na sala de pré-ordenha que apresentaram valores acima do recomendado para o conforto térmico animal. O sistema de climatização garantiu melhor acondicionamento térmico no tempo de exposição de 40 min, obtendo temperatura média dentro da condição de conforto térmico para vacas em lactação.

Palavras-chave : ambiência; bem-estar; conforto térmico; variabilidade espacial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português