SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue8Spatial analysis of thermal conditions of the pre-milking dairy cattle under climatization regimesAlternative energy from biomass: bioethanol from banana pulp and peels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366

Abstract

GUEDES, Jerson V. C. et al. Sistemas de aplicação e inseticidas no controle de Anticarsia gemmatalis na soja. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2012, vol.16, n.8, pp. 910-914. ISSN 1415-4366.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662012000800014.

Normalmente, a aplicação de inseticidas para o controle de Anticarsia gemmatalis na cultura da soja é realizada com bicos hidráulicos. Dentre outras possibilidades se destacam a assistência de ar junto à barra de pulverização e a aplicação de baixo volume oleoso por atomizadores rotativos de discos. Em um experimento realizado na cultura da soja, na safra 2009/10, avaliou-se a eficiência de controle de A. gemmatalis utilizando-se sistemas de aplicação e inseticidas. O delineamento utilizado foi bifatorial com o fator A constituído por sistemas de aplicação, sendo: A1 - pulverização com atomizadores rotativos de discos; A2 - pulverização com bicos hidráulicos; A3 - pulverização com assistência de ar e o fator D, constituído por inseticidas, sendo: D1 - Cipermetrina e D2 - Lufenurom + profenofós. Não houve interação do inseticida com o sistema de aplicação; além disso, a mistura de inseticidas Lufenurom + Profenofós apresentou efeito residual superior a Cipermetrina. O sistema de aplicação baixo volume oleoso com atomizadores rotativos de discos e o sistema de bicos hidráulicos com assistência de ar junto à barra de pulverização são mais eficientes que a pulverização com bicos hidráulicos no controle de Anticarsia gemmatalis na cultura da soja.

Keywords : controle químico; baixo volume oleoso; assistência de ar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese