SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue11Simulation of wheat biomass yield by thermal time, rainfall and nitrogenErosive rainfall in Rio do Peixe Valley in Santa Catarina, Brazil: Part I - Determination of the erosivity index author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

Print version ISSN 1415-4366On-line version ISSN 1807-1929

Abstract

CATTANI, Carlos E. V. et al. Caracterização espectro-temporal de cultivares de trigo utilizando NDVI obtido por sensores terrestres. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2017, vol.21, n.11, pp.769-773. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v21n11p769-773.

Aplicações de sensoriamento remoto na agricultura se apresentam como realidade muito promissora, contudo ainda há necessidade de pesquisas para a correta utilização dos dados espectrais. Objetivou-se, neste estudo, avaliar os padrões espectro-temporais de onze cultivares de trigo (Triticum aestivum L.). O experimento foi conduzido, em Cascavel, PR, no ano de 2014. Com o auxílio dos sensores terrestres GreenSeeker e FieldSpec 4 foram determinadas assinaturas espectrais e criados os perfis temporais do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Verificou-se diferenças estatísticas entre as cultivares de trigo por meio da análise de variância (ANOVA) e do teste de médias de Scott-Knott. Correlacionaram-se as produtividades de grãos obtidas com os fatores INSEY (IN-Season Estimate of Yield). O NDVI normalizado por graus-dias acumulados dos estádios de desenvolvimento Feekes 2 e 8, mostrou-se mais consistente na estimativa da produtividade de grãos, explicando aproximadamente 70% da variação. No estádio Feekes 10.1, as cultivares de trigo apresentaram padrões espectrais diferentes nas faixas do infravermelho próximo e médio. Isto sugere que essas bandas espectrais podem ser utilizadas para diferenciar as cultivares de trigo.

Keywords : índice de vegetação; sensoriamento remoto; estádio fenológico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )