SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número12Índice de estresse pupilar: Um novo índice de conforto térmico para caprinos mestiçosPropriedades termodinâmicas de dessorção da água em sementes de Buchenavia capitata (Vahl) Eichler índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

OLIVEIRA, Pâmella M. de; OLIVEIRA, Daniel E. C. de; RESENDE, Osvaldo  e  SILVA, Daiana V.. Estudo da secagem do mesocarpo dos frutos de baru (Dipteryx alata Vogel). Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2018, vol.22, n.12, pp.872-877. ISSN 1807-1929.  https://doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v22n12p872-877.

O baru (Dipteryx alata Vogel) é uma espécie arbórea que faz parte do grupo de espécies nativas do cerrado, e ocorre principalmente no Brasil Central, sendo valorizada por suas diversas utilizações. O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de estudar a cinética de secagem do mesocarpo dos frutos de baru, realizar a análise das propriedades termodinâmicas, bem como avaliar o efeito da secagem na cor da farinha produzida a partir do mesocarpo. O mesocarpo dos frutos de baru foi disposto em bandejas de aço inox e submetido à secagem a 40, 50, 60 e 70 ºC em estufa com circulação forçada até atingir o teor de água de 0,12 base seca (b.s.). Posteriormente, os dados experimentais da secagem foram ajustados aos modelos matemáticos frequentemente utilizados, e após a secagem, foi avaliada a cor. Concluiu-se que o modelo Wang e Singh foi selecionado para representar as curvas de secagem do mesocarpo de baru. Para as propriedades termodinâmicas, com o aumento da temperatura do ar de secagem, os valores de entropia e entalpia decrescem, enquanto a energia livre de Gibbs aumenta. Quanto à cor, os resultados apresentaram que com o aumento da temperatura do ar de secagem, ocorre alteração na cor, indicando perda no aspecto qualitativo.

Palavras-chave : teor de água; análise de cor; propriedades termodinâmicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )