SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Acúmulo de nutrientes na casca de Eucalyptus em diferentes densidades populacionaisFormas de aplicação de nitrogênio com Azospirillum brasilense inoculado influenciam nutrição e produtividade do milho? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

TEIXEIRA, Danilo S.; REZENDE, Andreia A.  e  LANNES, Luciola S.. Resposta da vegetação à adição de esterco ovino em uma área degradada no Cerrado. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.47-52. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v23n1p47-52.

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, sendo este um ‘hotspot’ de biodiversidade. A construção de usinas hidrelétricas dá origem a áreas degradadas, muitas vezes desprovidas de vegetação, denominadas “áreas de empréstimo”. Ovinos excretam grande parte dos nutrientes que ingerem, entre eles fósforo, cálcio, potássio, nitrogênio. Este trabalho teve como objetivo investigar se a introdução de esterco de ovinos contribui para a melhoria na qualidade do solo e para o estímulo ao processo de sucessão primária em áreas de empréstimo da Fazenda Experimental da Unesp de Ilha Solteira. Foram selecionadas quatro áreas na Fazenda Experimental da Unesp de Ilha Solteira, em cada área foram estabelecidas dez parcelas de 1 m2. De outubro de 2014 a dezembro de 2015, cinco parcelas receberam 150 g de fezes frescas de ovelhas a cada 15 dias. Em dezembro de 2015 coletou-se uma amostra dos primeiros 0,10 m de solo para a determinação de atributos do solo. Foi também coletada a biomassa aérea de cada parcela a 5 cm do solo, estas amostras foram triadas em quatro grupos funcionais, secas e pesadas. Dados foram analisados quanto ao efeito da adição de esterco sobre as variáveis medidas. Verifica-se que a introdução de fezes ovinas na área de empréstimo estudada estimulou o desenvolvimento de diversos grupos funcionais e modificou a concentração de nutrientes no solo em todas as áreas.

Palavras-chave : recuperação; restauração; nutrientes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )