SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1A psicopatologia na pós-modernidade. As alquimias no mal-estar da atualidadePsicanálise do sensível. A dimensão corporal da transferência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

Print version ISSN 1415-4714On-line version ISSN 1984-0381

Abstract

FIGUEIREDO, Luís Claudio. As províncias da angústia (Roteiro de viagem). Rev. latinoam. psicopatol. fundam. [online]. 1999, vol.2, n.1, pp.50-63. ISSN 1984-0381.  https://doi.org/10.1590/1415-47141999001004.

O presente trabalho tem como propósito sugerir que, embora as teorizações freudianas relativas à angústia tragam as marcas da Matriz Funcionalista provenientes da funda inserção do autor no campo da biologia evolucionista do século XIX, aqui como em outras partes, a pesquisa psicanalítica leva Freud a romper com alguns dos pressupostos do funcionalismo. Basicamente, as ênfases na adaptação, na auto-equilibração e na temporalidade concebida em termos de evolução e desenvolvimento devem ceder terreno diante de uma consideração mais detida da angústia na experiência humana. É a partir daí que uma interlocução com os filósofos Heidegger e Lévinas pode ser procurada como meio de facilitar a emergência no próprio corpo teórico e clínico da Psicanálise de algumas perspectivas já entrevistas por Freud e que não poderiam ser plenamente acolhidas enquanto o pensamento psicanalítico permanecesse sob o domínio do funcionalismo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )