SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número4Luto, tabu e ambivalência afetiva: a experiência de sofrimento no psíquico e na cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

versão impressa ISSN 1415-4714versão On-line ISSN 1984-0381

Resumo

ALATRISTE GARCIA, Jael. El terapeuta en la transferencia visto a través del sueño. Rev. latinoam. psicopatol. fundam. [online]. 2003, vol.6, n.4, pp.11-22. ISSN 1415-4714.  https://doi.org/10.1590/1415-47142003004002.

O presente trabalho trata de aspectos da relação transferencial de uma paciente que sonha com a terapeuta, bem como do fantasma que demonstra a realização de um desejo que, em muitas ocasiões, expressa diretamente um impulso de tendências agressivas, sejam orais-sádicas, uretrais-sádicas, anal ou fálicas. Ao mesmo tempo, gerar fantasmas ou sonhar é uma defesa contra as realidades dolorosas que têm relação com o sujeito e seus objetos parentais ou substitutos.

Desse modo, são descritos fatos do caso clínico, fragmentos de sessões e dos sonhos da paciente que guiarão a terapeuta na relação transferencial, não só na interpretação, mas também como material clínico que lhe permitirá ajudar a paciente não só a examinar sua parte agressiva, mas também a serem consideradas como chamada de auxílio dela mesma e transformar esse material em algo positivo que permita à terapeuta ajudá-la a resolver seu conflito interno que expressa através do sonho.

Palavras-chave : Transferência; terapeuta; sonho; transformar material em algo positivo.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )