SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número4El terapeuta en la transferencia visto a través del sueñoA ideologia na obra de Antonio Carlos Pacheco e Silva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

versão impressa ISSN 1415-4714versão On-line ISSN 1984-0381

Resumo

AMORIM, Ana Karenina de Arraes  e  VIANA, Terezinha de Camargo. Luto, tabu e ambivalência afetiva: a experiência de sofrimento no psíquico e na cultura. Rev. latinoam. psicopatol. fundam. [online]. 2003, vol.6, n.4, pp.23-38. ISSN 1415-4714.  https://doi.org/10.1590/1415-47142003004003.

Este artigo aborda o tema da experiência de sofrimento no luto, tomando como referência algumas das construções teóricas de Sigmund Freud. Propõe-se a investigar as elaborações freudianas que concebem o luto como fenômeno psicológico que participa das tradições tabus, caracterizando-as e refletindo atitudes humanas diante da morte. A análise de tais tradições permite considerar que a ambivalência afetiva participa da experiência de sofrimento individual e das manifestações culturalmente compartilhadas de luto, de tal modo que contribui para a realização do “trabalho de luto” nas dimensões intrapsíquica e cultural.

Palavras-chave : Luto; tabu; ambivalência afetiva; cultura.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )