SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número4La gratitud: una cualidad naturalTransferência e criatividade no tempo da análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

versão impressa ISSN 1415-4714versão On-line ISSN 1984-0381

Resumo

JARDIM, Luciane Loss. O risco familiar de câncer de mama: a psicanálise diante da pesquisa genética. Rev. latinoam. psicopatol. fundam. [online]. 2003, vol.6, n.4, pp.68-79. ISSN 1415-4714.  https://doi.org/10.1590/1415-47142003004006.

A Pesquisa Genética está definitivamente na pauta da ciência deste século. Em poucas ocasiões, porém, foi analisada sob a ótica da psicanálise. Este trabalho assume a perspectiva de abordar o risco familiar de câncer de mama pelo viés psicanalítico. Para tal, avalia a posição de quatro mulheres que se submeteram à pesquisa genética desenvolvida, em nível regional, pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, vinculado ao Banco Nacional de DNA, com o intuito de verificar a ocorrência de mutação genética responsável pelo câncer de mama hereditário. Aborda as influências tecnológicas na subjetividade e a posição do sujeito frente à hereditariedade, à herança e à enfermidade. Este trabalho de pesquisa é parte de um estudo denominado “Estudo psicanalítico do adoecer de câncer de mama” que , por sua vez fez parte do projeto mais amplo designado como Projeto do Banco Nacional de DNA, executado junto ao Ministério da Saúde.

Palavras-chave : Câncer de mama; pesquisa genética e psicanálise.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )