SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3A ambivalência como problemática particular no debate entre psicanálise e políticaCorpo e automutilação na esquizofrenia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

versión impresa ISSN 1415-4714versión On-line ISSN 1984-0381

Resumen

LEAL, Erotildes Maria et al. Psicopatologia da autonomia: a importância do conhecimento psicopatológico nos novos dispositivos de assistência psiquiátrica. Rev. latinoam. psicopatol. fundam. [online]. 2006, vol.9, n.3, pp.433-446. ISSN 1984-0381.  https://doi.org/10.1590/1415-47142006003005.

O lugar que o conhecimento psicopatológico tem ocupado, e pode vir a ocupar na prática clínica dos centros de atenção psicossocial (CAPS) - serviços comunitários destinados ao tratamento de pacientes com transtornos mentais graves, persistentes, em quadros agudos ou não - é a questão central deste artigo. Analisam-se brevemente as conseqüências da hegemonia da psicopatologia descritiva para o desenho das intervenções nesses serviços e discutese se a psicopatologia do ser social poderia ser ferramenta para o construção de cuidado que visa promover a autonomia possível para os pacientes viverem em comunidade.

Palabras clave : Autonomia; psicopatologia do ser social; psicopatologia do senso comum; atenção psicossocial.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )