SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Elementos para uma teoria da vergonha na psicoseO lugar da psiquiatria no sistema de saúde brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

versión impresa ISSN 1415-4714versión On-line ISSN 1984-0381

Resumen

FURTADO, Juarez Pereira  y  MIRANDA, Lílian. O dispositivo “técnicos de referência” nos equipamentos substitutivos em saúde mental e o uso da psicanálise winnicottiana. Rev. latinoam. psicopatol. fundam. [online]. 2006, vol.9, n.3, pp.508-524. ISSN 1984-0381.  http://dx.doi.org/10.1590/1415-47142006003010.

A despeito da ampla utilização do dispositivo “técnicos de referência” como forma de organizar a atenção nos Caps e outros equipamentos da reforma psiquiátrica, permanecem ainda restritos os debates e análises de suas limitações e potencialidades. Discutiremos aqui caminhos para que a organização de serviços com base em técnicos de referência não seja capturada pela administração burocrática, perdendo sua potência transformadora. Baseando-nos na clínica proposta por Winnicott, discutiremos também os problemas decorrentes da noção de “vínculo” – inerente ao dispositivo em questão – quando transposto para os serviços substitutivos de saúde mental.

Palabras clave : Reforma psiquiátrica; centros de atenção psicossocial (CAPS); instituição pública; serviços de saúde mental.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )